quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Renata Soltanovitch

Nosso Café recebe hoje a escritora Renata Soltanovitch, autora do Conto 'Antonio, o homem que limpava cadáveres”. 


Seja bem vinda Renata !

Advogada, Presidente da Quinta Turma Disciplinar do Tribunal de Ética OAB/SP (gestão 2013/2015), Mestre em Direito pela PUC/SP e Especialista em Direito de Entretenimento pela ESA/SP”



J.M.: Conte-nos sobre o conto “Antonio, o homem que limpava cadáveres”.   
R.S.: Após a morte de sua mãe, Antonio decidiu seguir a vida e mudou de cidade. Com um curso de pedreiro no curriculum, foi trabalhar no cemitério e aprendeu a cuidar e respeitar os mortos. Solicitado pelo patrão para ajudar na limpeza e enterro de corpos vítimas de um acidente de trânsito, percebeu que era esta profissão que queria seguir. E se especializou em necromaquiagem e aprendeu com os mortos o melhor da vida.

J.M.: Quando e como você teve a ideia de escrever os livros jurídicos, e o conto?
R.S.: Os livros jurídicos foram trabalhos de mestrado e pós graduação que decidi publicar. Já os contos surgiram como histórias jurídicas, contadas de forma mais leve.

J.M.: O que você acha do incentivo a arte e cultura no Brasil? Por quê?
R. S.: O incentivo a arte e a cultura no Brasil é muito pouco e burocrático para se conseguir. Sem cultura não se educa um povo. Falta mais incentivo do governo.

J.M.: O que é mais difícil no Brasil: publicar ou divulgar? E que meios usa para que ambas aconteça?
R.S.: Ambos são difíceis. Para àqueles que não tem incentivo do governo e pretendem publicar sua obra, tem que recorrer aos recursos particulares, inclusive para divulgar seu trabalho e o retorno financeiro é quase zero.






J.M.: “Antonio, o homem que limpava cadáveres” o que podemos aprender com os mortos que não aprendemos com os vivos?
R.S.: Independentemente da crença religiosa e de seu dinheiro no bolso, a morte é certa e o iguala aos demais. Precisamos ter mais gratidão pelas coisas simples da vida.



J.M.: Parabéns Renata pelo Conto! Foi um prazer poder compartilhar e dividir esta obra. Muito obrigada por sua entrevista ao “Um Café e Um Livro”. 

Muito obrigada a todos que visitam e leem o Blog Divulga Autor.



"Embora  o  que  façamos  nunca  venha a  ser  o  bastante  e  nem  o  suficiente,  deve  ser feito  tudo  com  dedicação,  ainda  que  não  resulte  no  esperado,  pois,  no  dia em  que  a morte chegar,  que  àqueles  que  nos  atendam  para  cuidar  de  nosso  corpo  inerte tenham  o respeito  e  a acuidade  de que  um  dia  alguém  habitou  aquele  corpo."    
Compartilhem a vida, pois nunca sabemos o momento de seu encerramento.



Por: J.M

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitores, espero que tenham gostado do que leram!
Sejam sempre bem vindos!
Fiquem à vontade!

Divulgue seus Livros e Textos!

Nome

E-mail *

Mensagem *