quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Raquel Nonato da Silva Lisboa

Nosso Café recebe hoje a escritora Raquel Nonato , autora do livro 'Mulher de Honra'. 
Seja bem vinda Raquel !



Raquel Nonato da Silva Lisboa nasceu em Osasco, em 1981.
Atualmente, está cursando o último ano de secretariado executivo bilíngue pela Fatec, através do Centro Paula Souza. Leitora voraz, desde que aprendeu a juntar sílabas, essa é a primeira obra que escreveu e encorajou-se a publicá-la devido aos incentivos de sua família e amigos. O segundo livro da coleção está pronto, porém inédito e o terceiro encontra-se em andamento. Em seu blog, deixa claro sua paixão pela literatura com suas crônicas, dicas de redação e para novos autores.


J.M.: Para começar nos conte um pouco sobre o seu livro "Mulher de Honra".

R.N.: Mulher de Honra é uma trama que acontece na década de 60 em que fatos importantes da nossa História como a ditadura militar e o surgimento da pílula anticoncepcional, por exemplo, trouxeram mudanças significativas na maneira de pensar e de agir de muitas pessoas. As mulheres alcançaram maior liberdade em seus relacionamentos amorosos por não correrem mais o risco de engravidarem e devido a Revolta dos Jovens com a opressão ditatorial, o conservadorismo desmoronou-se. 
Apesar das transformações da época, Helena perseverava nos ensinamentos dos pais dos quais a mulher deveria se casar e não ficar com "um e outro". Inteligente, mas inocente, a jovem apaixonou-se pelo seu professor e seu único sonho era se casar com ele e assim, deixar seus pais felizes. Porém, um traficante também se apaixonou por ela e, sob ameaças de morte de sua família e do seu amado, a moça aceitou viver com ele. No auge do sofrimento ela decide por um ponto final em sua história que só poderia ter dois desfechos: MATAR ou MORRER.


J.M.:   Depois de pronto, qual a maior dificuldade que encontrou na publicação ou divulgação? E o que fez para manter o entusiasmo?

R.N.: Quando escrevemos o primeiro livro é normal acharmos que o mais difícil já passou, quando na verdade está somente começando.Publicar por uma editora convencional é quase impossível, ( muitas editoras recusam os originais sem ao menos lê-los), então como tantos novos autores optei pela publicação sob demanda no Clube de Autores. Tanto em editoras tradicionais como no Clube de Autores, a maior dificuldade dos novos autores é, sem dúvida alguma, a divulgação das obras... É muito difícil concorrer com autores reconhecidos em que somente os próprios nomes já divulgam as suas obras.  Confesso que algumas vezes me senti desmotivada, pois qualquer artista deseja que a sua obra tenha ao menos a chance de ser avaliada, seja ele um pintor de quadros, um compositor ou um cantor, por exemplo. No caso do escritor não é diferente. 
Em meu blogue disponibilizei o livro para leitura online gratuitamente, para que as pessoas pudessem conhecer melhor o meu trabalho e, de alguma forma, ele também pudesse ser avaliado pelo público. Não faço nada para manter o entusiasmo, acredito que tudo virá a seu tempo.

J.M.: Nos dias atuais, você acredita que ainda exista uma mulher como sua personagem que nutre o sonho de criança em encontrar seu príncipe encantado e viver feliz para sempre ou que isso ficou para os contos de fadas?

R.N.: Hoje vivemos numa época em que as pessoas tem "medo" de se casarem! (risos!) A mulher conquistou espaço no mercado de trabalho e não é tão dependente do marido como outrora. Ainda assim, embora as pessoas não admitam, no fundo todos sonham em se casar com um príncipe ou princesa que, mesmo desencantados, poderão completar por toda uma vida a parte que lhe falta.  Esse conto de fadas é mais real do que imaginamos!

J.M.: Para você  o que é  ser uma "Mulher de Honra" ?

R.N.: Mulher de Honra é aquela que levanta cedo para ir a luta, cuida dos filhos com carinho e, se for solteira, ama os pais e lhes é grata pela dádiva da vida. É aquela que enfrenta ônibus lotado para ganhar o pão ou fica horas no trânsito ansiosa por chegar a casa e ver os seus. Ela deixa  muitas vezes de viver para si, para viver pelas pessoas que ama. Em cada lágrima, encontra motivo para lutar e em cada sorriso, força para vencer. Fica feliz por tudo, chora por tudo, tem problemas, tem TPM e menopausa...A Mulher de Honra está em vários lugares e mais próximo do que imaginamos. A sua mãe, avó, tia, vizinha e até mesmo a sua imagem no espelho pode ser uma Mulher de Honra.

J.M.: Deixe uma mensagem aos seus leitores.

R.N.: Ao nascer, já levamos umas palmadas como sinal de que a vida não é nada fácil. Ainda assim, viver é a maior dádiva que Deus nos concedeu, portanto aproveite cada minuto. Se na sua trajetória você escorregar, levante-se, sacuda a poeira e "bora prá frente", pois vitória e perseverança caminham de mãos dadas!


J.M.: Parabéns Raquel pelo livro! Muito obrigada por sua entrevista ao “Um Café e Um Livro”. Uma conversa leve e sincera. Foi um prazer poder conhecer e dividir essa obra. 

Muito obrigada a todos que visitam e leem o Blog Divulga Autor.


O meu sonho é ser lida, criticada e, quem sabe, reconhecida. Um pintor perde a inspiração se não aparecer ninguém para ver o seu quadro, da mesma forma que perco a minha se ninguém ler a minha obra.


Por: J.M

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitores, espero que tenham gostado do que leram!
Sejam sempre bem vindos!
Fiquem à vontade!

Divulgue seus Livros e Textos!

Nome

E-mail *

Mensagem *